sábado, 29 de dezembro de 2012

 Uma nova narrativa visual! Dessa vez mais curta e com uma necessidade diferente daquela da primeira história. 
Aqui, as três imagens ocupam “o mesmo espaço”; são montadas como nas histórias em quadrinhos. Em uma página apenas a narrativa inicia, se desenvolve e chega ao fim. O tempo entre cada acontecimento é mais direto, não faz questão de grandes respiros e entremeios. Cada cena mostra apenas o essencial do acontecimento. 
Ao contrário da história anterior, na qual a menina e o mar precisam de um tempo para o reconhecimento, o vento precisa ser sentido e a narrativa é mais demorada, apresenta mais espaços para que o leitor/observador sinta e crie juntamente com as imagens; essa nova história mostra uma transformação, e apenas depois dessa transformação que a história de fato acontece, ou seja, o tempo é curto, são os minutos necessários para que ela crie asas e comece a voar. 
A disposição das imagens mostra exatamente essa diferença. Os dois primeiros quadros, menores, são segundos, flashes; enquanto que o terceiro e último é a causa, o motivo pelo qual a história começou e dali é que ela deve seguir (na imaginação de quem a lê/vê).

A respeito ainda da disposição das imagens, fiz dois testes com aqueles espaços em branco que as dividem; fiz também uma montagem sem os espaços, mas, ainda que a história seja rápida, ela precisa de um tempo, o segundo de uma piscada de olhos, entre cada cena. Montei-as primeiramente como quadrados alinhados, porém, aquela limpeza dos espaços entre eles não condizia.. não sei se por conta desse tempo, que deve ser na medida certa e daquela maneira havia ficado longo de mais ou se pela característica da história, de ser fantasiosa e delicada de mais para as linhas e ângulos retos; daí então decidi esfumaçar as margens de cada cena, como se a aquarela tivesse transbordando. O resultado ficou, em minha opinião, perfeito! Ainda que sejam cenas de rápida leitura, criou-se um espaço maior em cada uma e uma transitoriedade mais suave entre elas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário